Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

   
  Produtos
   
 
Turbinas hidráulicas
 
  História
  Francis
  História
  Pelton
 

História

Unidades hidráulicas
  Reguladores veloc.
  Lubrificação
  Acionamento
Hidromecânicos
  Comportas
  Tubulações
  Grades
  Limpa Grades
  Valvulas
Sistemas Aux Mec
Mancais
Içamento Movimentação

 

 

 
 
 
  PRODUTOS | HIDROMECÂNICOS | COMPORTAS  
 

Fabricamos os seguintes modelos de comportas

 

Comportas Vagão

 

É o tipo mais usado e versátil de comporta. Em sua forma habitual, consitui-se basicamente de tabuleiro, eixos, rodas e vedações. As comportas vagão são aplicadas na tomada d’água, vertedouros ou descarga de fundo, e podem ser acionadas por meio de viga pescadora ou cilindros hidráulicos.

 

 

Comportas Stop-log

 

Assemelha-se à comporta vagão, mas não possui rodas, ou rolos para sua movimentação, a não ser em casos específicos onde as guias são inclinadas. Dependendo da altura a ser vedada, a comporta ensecadeira pode ter mais de um elemento e neste caso, são denominados painéis stoplog. A vedação é feita nas laterais, soleira e entre os painéis. A colocação ou retirada dos painéis das guias é feito com água parada e por meio de uma viga pescadora, movimentada por uma talha monovia.

 

 

Comportas basculantes Stauklapp

 

Conhecidas também como Comportas Reguladoras de Nível Superior, estas comportas são constituídas basicamente em um tabuleiro articulado na aresta comum à soleira, e neste caso a descarga é feita por cima do paramento, com abaixamento da comporta. São utilizadas para regulação do nível do reservatório por meio do abaixamento ou levantamento gradual da camporta, eliminação de corpos flutuantes ou retidos na barragem, ou esvaziamento do reservatório.

 

Seu acionamento é feito automaticamente através de uma unidade hidráulica controladora e pistões hidráulicos. A comporta Stauklappe é um modelo que trabalha com o princípio de equilíbrio de força entre a coluna de água a montante da comporta e a força exercida através de seus pistões hidráulicos que estão fixados entre a comporta e a base de concreto.

 

 

Comportas Segmento

 

As comportas Segmento são comportas de perfil semicircular construídas com estruturas reforçadas vedações em todo o seu paramento. Geralmente são aplicadas em vertedouros de barragens, tomadas d’água ou descarga de fundo de grandes dimensões. São  acionadas por cilindros hidráulicos atutantes nos braços de sustentação, que podem ser de tração ou compressão, dependendo da aplicação.