Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

   
  Produtos
   
 
Turbinas hidráulicas
 
  História
  Francis
  História
  Pelton
 

História

Unidades hidráulicas
  Reguladores veloc.
  Lubrificação
  Acionamento
Hidromecânicos
  Comportas
  Tubulações
  Grades
  Limpa Grades
  Valvulas
Sistemas Aux Mec
Mancais
Içamento Movimentação

 

 

 
 
 
  PRODUTOS | TURBINAS HIDRÁULICAS | TURBINAS KAPLAN  
 

HISTÓRIA

 

kaplanO engenheiro austríaco Victor Kaplan (1876-1934) professor da Universidade Técnica de Brno, após estudos teóricos e experimentos, desenvolve em 1912 um tipo novo de turbina axial com rotor em forma de hélice. Este rotor possuía um sistema de orientação em suas pás, possibilitando sua regulagem independente. Atualmente este rotor é aplicado principalmente nas turbinas Tubulares "S".

 

O mecanismo que permite variar o ângulo de inclinação das pás conforme a descarga, sem variação notável do rendimento, fica alojado no próprio corpo do rotor com o formato de uma ogiva, e controlado pelo regulador de velocidade. Este atributo permite que possa se manter constante o rendimento da turbina, mesmo com a variação do volume da água.

 

O sistema apresentado por Victor Kaplan causou sensação em 1912, mesmo que inicialmente estivesse coberto de desconfiança pelos fabricantes, que a julgavam impossível de ser feita. Entretanto as vantagens do alto rendimento em quedas médias e baixas com alto volume de água, e o crescente numero de unidades instaladas com sucesso, fizeram com que as turbinas Kaplan se tornassem uma ótima opção para as Pequenas Centrais Hidrelétricas, e fundamentais para o desenvolvimento do mercado energético mundial.