Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

   
  Produtos
   
 
Turbinas hidráulicas
 
  História
  Francis
  História
  Pelton
 

História

Unidades hidráulicas
  Reguladores veloc.
  Lubrificação
  Acionamento
Hidromecânicos
  Comportas
  Tubulações
  Grades
  Limpa Grades
  Valvulas
Sistemas Aux Mec
Mancais
Içamento Movimentação

 

 

 
 
 
  PRODUTOS | TURBINAS HIDRÁULICAS | TURBINAS PELTON  
 

HISTÓRIA

 

kaplanAllan Lester Pelton nasceu em 5 de Setembro de 1829 em Vermilion, Ohio. Com idade de 20 anos, em 1850, foi para a California, EUA. Em 1864 tornouse dono de um moinho em Camptonville , Yuba County, CA, EUA. Treze anos mais tarde em 1877/78, inicia experimentos com rodas d´água que o conduziram a invenção de um novo conceito de rodas d´água, baseadas no conceito chamado "splitter".

 

O primeiro rotor que Pelton colocou em funcionamento foi usado para fazer funcionar a máquina de costura de sua esposa, Sra. W.G. Grooves em Camptonville. Este rotor protótipo ainda pode ser visto em uma espécie de museu em Camptonville, Califórnia, EUA.

 

Ele fundou então a Allan Machine Shop and Foundry em Nevada City. Rotores de vários tipos e tamanhos foram feitos e testados. Pelton recebeu a primeira patente em 1880, e dentro de 15 anos, seus rotores foram usados em usinas ao redor do mundo todo.

 

O sucesso foi tanto que a empresa mudou no ano de 1898 suas instalações para San Francisco sob o nome de Pelton Water Wheel Company. Mais tarde Pelton vendeu seus direitos para outras empresas, onde ainda permanecia como engenheiro consultor. Mais tarde se aposentou em Oakland.