Hacker Industrial

Geração de energia elétrica no futuro: movimentos que impactam nos resultados do setor

O Brasil deverá ter recorde histórico em 2023 na expansão da geração de energia, segundo estimativas apresentadas  pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). É crescente a necessidade de investimentos em energias limpas, de fontes seguras e que geram baixo impacto ao meio ambiente.

 

Neste cenário, as usinas hidrelétricas de pequeno e médio porte (CGHs e PCHs), são uma certeza para investidores do ramo de energias, pois contribuem com a demanda de mercado, geram segurança energética para o país e distribuem energia de fonte renovável para milhares de consumidores. 

 

Oportunidades no uso de turbinas hidráulicas

O uso de turbinas hidráulicas, parte fundamental do sistema, apresenta oportunidades significativas para o futuro, como:

 

Aproveitamento de pequenas quedas d’água: Uma oportunidade interessante é o uso de turbinas hidráulicas em pequenas quedas d’água, como rios e riachos. Essas fontes de energia são muitas vezes subutilizadas, mas podem fornecer energia renovável para áreas remotas ou comunidades isoladas. 

 

Melhoria da eficiência e tecnologia: Outra oportunidade está na melhoria contínua da eficiência das turbinas hidráulicas e no desenvolvimento de tecnologias avançadas. Isso inclui o aprimoramento dos sistemas de controle, a redução das perdas de energia e o aumento da eficiência de conversão. Além disso, a aplicação de tecnologias digitais, como monitoramento remoto e análise de dados em tempo real, pode otimizar a operação e manutenção das turbinas.

 

O futuro da energia também é ESG

Eixos de atuação da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL para os próximos anos, já estão relacionados ao ESG, sigla em inglês para environmental, social e governance. 

 

Grandes empresas já estão mirando em ações focadas no desenvolvimento de uma governança que execute estratégias para atingir resultados sustentáveis nos três segmentos do ESG: ambiental, social e corporativo; e agora, o mercado de energias também cria movimentos para estudo e regulamentação de atitudes mais sustentáveis e de preocupação social.

 

Agenda Regulatória para o biênio 2024-2025 da ANEEL delimitou como contexto regulatório a Transição Energética e definiu sete eixos de atuação alinhados ao conceito de ESG, demonstrando a preocupação e atitude do mercado de energias com essa pauta internacional. Os eixos que deverão ser trabalhados são o combate a pobreza energética, fontes renováveis, baixo carbono, eficiência energética, modicidade e equilíbrio tarifário, segurança energética e atividade empresarial. 

 

Os temas levantados incentivam investidores a também promover atitudes sustentáveis e sociais que se adequem aos objetivos globais, principalmente no ramo de fontes renováveis, como as usinas hidrelétricas de pequeno e médio porte.

 

O progresso nessas áreas pode impulsionar o uso de turbinas hidráulicas como uma importante fonte de energia limpa e renovável. Por isso, a Hacker segue em constante aprimoramento técnico e tecnológico para oferecer a excelência necessária em cada equipamento presente em uma usina hidrelétrica, contribuindo significativamente para a segurança energética do Brasil e o desenvolvimento de um futuro cada vez mais sustentável e verde.

 

Conheça as turbinas e equipamentos da Hacker Industrial na aba produtos ou converse com nossos especialistas!  

 

Compartilhe esse post

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Você também pode gostar de ler

Aplicação para a vaga

Preencha o formulário abaixo para enviar seu currículo, não se esqueça de conferir os dados de contato, caso selecionado entraremos em contato através deles. Mais informações entre em contato pelo nosso Whats: (49) 9 9911.0394

Aplicação para Vaga

Preencha o formulário abaixo para enviar seu currículo, não se esqueça de conferir os dados de contato, caso selecionado  entraremos em contato através deles