Quais são os tipos de turbinas hidráulicas e quando usar cada um?

Uma turbina hidráulica é um equipamento que converte a energia da água em energia mecânica. Ela funciona através da utilização da força da água que é direcionada para as pás da turbina, fazendo-as girar em alta velocidade. Essa rotação aciona um eixo conectado a um gerador que transforma a energia mecânica em energia elétrica.

Existem diferentes tipos de turbinas hidráulicas, cada uma adequada para diferentes condições de uso. Neste artigo, vamos apresentar os principais tipos de turbinas hidráulicas e quando utilizar cada um deles.

A Hacker Industrial trabalha com 4 tipos de turbinas hidráulicas:

● Turbina Francis

As turbinas Francis são as mais comuns em usinas hidrelétricas, sendo utilizadas em quedas d’água de média e alta altura. Elas possuem pás curvas e ajustáveis, que permitem um bom desempenho em diferentes condições de fluxo de água, gerando um altíssimo rendimento através de seu rotor simples ou duplo e eixo vertical ou horizontal.

● Turbina Pelton

A Turbina Pelton Hacker é uma turbina de ação adequada para uso em projetos com quedas de alta altitude e baixa vazão de água. São desenvolvidas em jato simples ou múltiplo, com rotores monobloco ou com pás montadas, e com fabricação própria de jatos e servomotores para garantir a qualidade completa da peça. Elas apresentam um formato de roda com pás em formato de concha, que recebem a água em jatos e geram uma grande pressão que impulsiona o rotor da turbina.

● Turbina Kaplan

A Hacker é pioneira e líder nacional na fabricação de turbinas de reação Kaplan, muito utilizadas em usinas hidrelétricas onde a vazão de água é alta e a altura da queda é baixa. Elas possuem pás ajustáveis, que permitem um bom desempenho em diferentes condições de fluxo de água, sendo extremamente versáteis, com alto rendimento e ampliada faixa de operação.

Na Hacker existem diversos arranjos: de montante ou jusante (Kaplan S), eixo horizontal ou vertical (caixa espiral) e SAXO.

● Turbina Bulbo/Open-Pit

Além dos tipos de turbinas hidráulicas mencionados anteriormente, existem também as turbinas de bulbo e open-pit, que possuem características diferentes das outras turbinas. Ambas são geralmente utilizadas para o aproveitamento de potenciais de baixa queda. Essas turbinas apresentam uma eficiência energética superior em relação às turbinas Francis e Kaplan, sendo de alto rendimento e com linha de eixo sem multiplicador, além de gerarem menos ruído e impacto ambiental mesmo com um diâmetro de rotor até 4,5m.

Em resumo, a escolha do tipo de turbina hidráulica depende das condições locais, incluindo altura de queda e vazão de água. Para determinar a turbina hidráulica mais adequada para cada caso, é necessário realizar um estudo detalhado das condições hidrológicas da região e das características do projeto. A escolha adequada da turbina hidráulica é fundamental para garantir a eficiência e a segurança da usina hidrelétrica.

Os profissionais da Hacker Industrial possuem grande experiência na área de projetos para criação de usinas hidrelétricas (PCHs e CGHs), portanto, estão aptos para desenvolver um projeto personalizado e de alto rendimento para o seu objetivo, com a qualidade e excelência de uma empresa que atua desde 1951 no setor de turbinas hidráulicas.

Entre em contato e converse com os especialistas da Hacker Industrial para conhecer o melhor tipo de turbina para seu empreendimento e receba um orçamento.

Compartilhe esse post

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Você também pode gostar de ler

Hidrogênio Verde e a necessidade de mais hidrelétricas no Brasil
O uso de hidrogênio verde vem sendo discutido nos últimos anos e está se tornando uma forte realidade em todo o mundo. Sua produção é realizada por meio de um processo chamado eletrólise da água, que ocorre da seguinte maneira: Captação de Energia Renovável: é necessária uma fonte de energia renovável, como hídrica, solar ou eólica, para fornecer eletricidade ao processo de eletrólise. Essa etapa é crucial para garantir que o hidrogênio produzido seja considerado “verde” devido à sua origem sustentável. Eletrólise da Água: a eletrólise é o processo no qual a água (H₂O) é dividida em hidrogênio (H₂) e...
Avanços do setor elétrico em 2023 e perspectivas para 2024
A evolução do mercado de energia é constante e os próximos anos prometem uma expansão da comercialização e produção elétrica.   Em 2023, o Brasil foi afetado por um “apagão” em algumas regiões do país, fato que demonstrou a importância das hidrelétricas para manutenção da estabilidade energética nacional em casos de crise. Além disso, o El Niño contribuiu com as reservas no Sul, mesmo causando secas no Norte e Nordeste. Com um sistema interligado, o Brasil conseguiu fechar 2023 com a estrutura energética atendendo a população de forma eficiente.   Perspectivas de impactos no setor elétrico nos próximos anos: Para...
Energia verde: papel das usinas hidrelétricas na geração de energia de baixo carbono
Energia Verde: o papel das usinas hidrelétricas na geração de energia de baixo carbono Em meio às crescentes preocupações com as mudanças climáticas e a busca por fontes de energia mais limpas e sustentáveis, as usinas hidrelétricas desempenham um papel vital na produção de energia de baixo carbono. O Brasil, com sua vasta extensão territorial e uma ampla rede de rios e bacias hidrográficas, se destaca como um exemplo notável no aproveitamento da energia hidrelétrica. Neste artigo, exploraremos o funcionamento e a importância das usinas hidrelétricas na promoção de uma matriz energética mais verde e sustentável.   Energia Hidrelétrica: um...

Aplicação para Vaga

Preencha o formulário abaixo para enviar seu currículo, não se esqueça de conferir os dados de contato, caso selecionado  entraremos em contato através deles